Fazer um Seguro de Vida é imprescindível para deixar as pessoas que dependem do seu apoio, amparadas, nos momentos mais difíceis.
Dependência emocional x Dependência financeira
Quando falamos em dependência emocional, você provavelmente terá uma lista curta de pessoas que precisam do seu apoio. Porém, quando falamos em dependência financeira, o cenário é muito diferente e bem mais difícil.
De acordo com , estudos recentes realizados na Inglaterra, pelo menos um em cada cinco entrevistados afirma não se preocupar em fazer seu próprio seguro de vida porque seu cônjuge já está coberto. Na verdade, eles estão errados! E mesmo que você seja solteiro e por causa disso acha que não precisa de um seguro de vida, você deveria pensar melhor!
Quem depende do seu apoio?
A seguir, veremos cinco situações em que as pessoas dependem de você, mostrando como estar coberto pelo seguro de vida será um grande atenuante se algo vier a lhe acontecer.
1) Se você tem filhos
A razão mais comum que leva as pessoas a fazerem um seguro de vida é a necessidade de recuperar a renda perdida. Então, sua esposa/cônjuge e filhos podem ficar seguros financeiramente, caso algo inesperado lhe aconteça. Seus filhos não dependem de você somente para serem alimentados e terem abrigo. Eis aqui mais algumas razões, nas quais você talvez não tenha pensado, exemplificando situações em que eles dependem de você financeiramente.
- Moradia: Seus filhos dependem de você para pagar o aluguel ou a prestação da casa própria. Se você não estiver presente para fazer isso, eles poderão precisar se mudar para uma casa de preço mais acessível ou até mesmo ir viver com um parente. Porém, se você tiver um seguro de vida, eles e seu cônjuge poderão manter o mesmo estilo e qualidade de vida que têm hoje.
- Cuidados com as crianças: Se você e seu cônjuge trabalham em tempo integral e por isso precisam pagar uma babá ou creche para seus filhos, o seguro de vida permitirá que essa estrutura seja mantida. Se a sua esposa não trabalha fora, ainda assim a ajuda do seguro dará mais segurança a ela e às crianças. Se você é uma mãe solteira ou um pai solteiro, ter o seguro de vida é mais que fundamental!
- Educação: Desde a pré-escola até a universidade, como seus filhos poderão ter acesso à educação que você deseja para eles se não tiverem suporte financeiro para isso?
2) Se você é casado
Mesmo que você não tenha filhos, seu cônjuge depende de você financeiramente para manter seu estilo de vida intacto. Ou seja, o seguro de vida poderia ajudar com o seguinte, no caso de algo acontecer com você:
- Apoio financeiro total: Se você tem como cônjuge uma dona-de-casa, ela poderá precisar de algum tempo para fazer a transição de volta ao mercado de trabalho. Ela poderá também precisar se aperfeiçoar profissionalmente e o seguro de vida poderá ajudar a preencher essa lacuna financeira.
- Funeral: Surpreendentemente, um funeral pode custar muito caro nos dias de hoje! Assim, a soma gasta poderá representar um grande choque financeiro. Mas, se houver um seguro de vida, pode-se arcar com tudo sem maiores problemas e sem afetar o orçamento mensal.
- Compartilhamento de uma prestação ou aluguel: Mesmo que o seu cônjuge tenha a sua própria renda, vocês podem reunir seus recursos para pagar seu aluguel ou prestação da casa própria. Isso é muito importante: se o seu financiamento depende de ambos os rendimentos para obter cobertura pelo seguro de vida. Dessa forma, o seu cônjuge não precisaria ser forçado a, por exemplo, em pânico, vender a casa.
- Cartões de crédito: Pagamentos de cartões de crédito podem representar uma alta despesa para um casal. Logo, é preciso pensar no seguinte: na sua ausência, o seu cônjuge tem condições de efetuar sozinho esses pagamentos?
- Prestação de carro e outras dívidas: Os casais muitas vezes assumem juntos as dívidas com prestações de compra de carro e outros tipos de empréstimos, como em bancos, por exemplo. Na sua ausência, o seu cônjuge seria inteiramente responsável pelos pagamentos restantes. Isso seria confortável?
- Seus pais precisam do seu apoio e suporte financeiro
Esta é a situação em que você pode realmente ser surpreendido. Afinal, seus pais são adultos e não dependem de você financeiramente. Mas há três maneiras em que seu falecimento poderia representar um grande choque financeiro:
- Empréstimos: Se você tem empréstimos estudantis/comuns pessoais e um pai como fiador em um empréstimo, ele ou ela está dependendo de você para fazer os pagamentos, pagar o empréstimo e manter os nomes de todos sem restrições. Seja como for, o seu fiador é responsável pela garantia de que a dívida será paga. Isso também se aplica a outros empréstimos onde seus pais estejam associados a você de algum modo, como empréstimos de carro.
- Velhice: Você já discutiu com seus pais qual é o plano deles para a aposentadoria? Ou já não disse isso em voz alta? Muitos pais esperam que possam ser cuidados, na velhice, por seus filhos bem-sucedidos. Se você não mais estivesse presente, eles não teriam a estrutura segura com a qual estavam contando.
- Funeral: Se você é solteiro(a), seus pais provavelmente seriam os responsáveis pelo pagamento do seu funeral. Como mencionamos acima, nos dias de hoje um funeral pode custar muito mais do que boa parte das pessoas pode pagar.
4) Você possui um pequeno negócio
Será que o seu pequeno negócio entraria em colapso sem você? Se você quiser que o seu negócio seja mantido e optar por ter uma apólice de seguro de vida, poderá beneficiar o seu negócio e o seu parceiro. Caso o pior aconteça com você, eles poderiam comprar a sua parte do negócio e mantê-lo funcionando.
5) Você se responsabiliza ou se importa com as pessoas da sua família
O seguro de vida é especialmente importante se você está cuidando de alguém que está desempregado ou passando por alguma dificuldade, pois essa pessoa provavelmente não será capaz de retornar ao mercado de trabalho sem tal ajuda.
- Apoio financeiro: Se você, por exemplo, está pagando a alimentação dessa pessoa, a habitação ou outras necessidades, por meio do seu seguro de vida garante-se que o apoio financeiro permaneça enquanto for necessário.
- Cuidado especial: Se você está fornecendo suporte financeiro a um membro da família com deficiência, caso não possa mais ajudá-lo, alguém terá de pagar para que, em sua ausência, seja mantido o mesmo nível de cuidados para tal pessoa. Se você tiver um seguro de vida, tudo poderá ser mantido sem ônus para sua família ou terceiros.
E aí Gostou? Ter um seguro de vida parece mesmo algo imprescindível não é mesmo?
Então, o que você está esperando? Preencha o Formulário abaixo com os dados solicitados e deixe que um Especialista da SmartPrev Consultoria em seguros e benefícios mostre como podemos lhe ajudar nessa escolha! A SmartPrev, irá lhe surpreender com a excelência no atendimento e seguros com preços incomparáveis!